Reunião dos Partidos de oposição aos Governos Brito e FHC (PDT - PSB - PT - PCdoB - PPS) - Sede do Diretório Estadual do PDT - 09 de Abril de 1997

Em algum lugar do passado

               Durante mais de 20 anos exerci a profissão de Repórter Fotográfico, e pude registra muitos momentos importantes. Como recordar é viver, estarei compartilhando algumas imagens guardadas de algum lugar do passado.

               Escolhi este momento para ser o primeiro, pois, me parece bastante significativo do momento político em que vivemos, e representativo da dinâmica política.

               Estas imagens são de uma reunião das direções dos partidos de oposição aos Governos de Antônio Brito (PMDB) no Rio Grande do Sul, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no Brasil, realizada no dia 09 de Abril de 1997 na sede do Diretório Estadual do PDT.

Reunião dos Partidos de oposição aos Governos Brito e FHC (PDT - PSB - PT - PCdoB - PPS) - Sede do Diretório Estadual do PDT - 09 de Abril de 1997
Reunião dos Partidos de oposição aos Governos Brito e FHC (PDT – PSB – PT – PCdoB – PPS) – Sede do Diretório Estadual do PDT – 09 de Abril de 1997

               Pude identificar algumas das pessoas presentes:

              Lauro Hagemann – É o primeiro ao centro que aparece falando. Na época o grande Lauro era vereador de Porto Alegre pelo PPS. Lauro Hagemann, entre muitas funções relevantes que exerceu, foi Deputado e Vereador, apresentou o Repórter Esso gaúcho por 14 anos, entre 1950 e 1964, e foi a voz da Campanha da Legalidade, liderada por Leonel Brizola em 1961, que garantiu a posse do Presidente João Goulart. Morreu no dia 11 de maio de 2015, aos 84 anos. O “velho Lauro” deixou saudades!

               Jussara Cony – A esquerda de Lauro Hagemann, bem a frente. Na época Jussara Cony era Deputada Estadual pelo PCdoB. Atualmente é Vereador de PortoAlegre, pelo PCdoB. Em 1996 Jussara Cony concorreu a Vice-prefeita com Vieira da Cunha, campanha que fotografei, e quando puder conhecer melhor essa mulher guerreira e admirável.

               Adalberto Frasson – Ao lado de Jussara Cony. Era Presidente do PCdoB na época, atualmente preside o PCdoB de Porto Alegre.

               Beto Albuquerque – Era Deputado Estadual pelo PSB na época. Atualmente Beto Albuquerque é Presidente do PSB do RS e Vice-presidente do PSB Nacional, encerrou o quarto mandato de Deputado Federal em Janeiro de 2015. Foi candidato a Vice-Presidente da República em 2014. Tive a honra de trabalhar com Beto Albuquerque em duas oportunidades. Quando Secretário de Infraestrutura do Governo Tarso e depois no mandato de Deputado Federal.

               Milton Zuanazzi – Na época era membro da Executiva Estadual do PDT. Atualmente vive em Florianópolis e trabalha na área de Turismo. Trabalhei com Milton Zuanazzi quando foi Secretário de Turismo do Governo de Olívio Dutra.

               Fúlvio Petraco – Na época presidente do PSB. Fúlvio Petraco, fundador do PSB, morreu em 24 de Dezembro de 2012.

               Carlos Alberto Tejera De Ré – Membro da Executiva do PDT na época, “Minhoca”, como era conhecido, morreu em 11 de Maio de 2011. Um Amigo querido que deixou muita saudade, tive a honra de trabalhar com ele quando foi Presidente da FGTAS durante o Governo Collares.

               David Stival – Era membro da direção do PT na época. Atualmente não tenho informações se atua em alguma função pública.

               João Affonso da Camara Canto – Membro da Executiva do PDT na época, atualmente é advogado do PDT e membro do Diretório Estadual.

               Ciro Simoni – Deputado Estadual do PDT na época. Atualmente cumpre o mandato de Deputado Estadual pelo PDT.

               Luis Carlos Vergara – Era Presidente do PDT de Porto Alegre na época, atualmente trabalha na Assembleia Legislativa do RS

               Isaac Ainhorn – Vereador do PDT em Proto Alegre na época. Isaac morreu em 14 de Novembro de 2006 quando era Secretário de Planejamento da Prefeitura de Porto Alegre. Foi de Isaac a autoria do projeto que foi uma das maiores conquistas do meu tempo de Movimento Estudantil, a Passagem Escolar Unificada.

               Dilma Rousseff – Na época era membro da executiva estadual do PDT. Atualmente Dilma é a Presidenta do Brasil, em seu segundo mandato, eleita pelo PT, partido para onde migrou em 2001.

               Pedro Ruas – Na época vereador do PDT em Porto Alegre e membro da executiva estadual do partido. Atualmente é Deputado Estadual no RS pelo PSOL. Vivi com Pedro Ruas grandes momentos, e pude fazer parte de sua  equipe quando Vereador de Porto Alegre e também quando foi Secretário de Obras do Governo de Olívio Dutra.

               Lícia Peres – Membro da Executiva do PDT na época. Atualmente a Socióloga Lícia Peres é membro do Diretório Nacional do PDT.

               José Fernandes – Na época era membro da Executiva do PDT. Professor da Universidade de Santa Maria, Atualmente não encontrei maiores informações sobre ele, só sei que foi condenado no processo da Operação Rodin.

               Olívio Dutra – Na época era Presidente do PT, foi eleito governador em 1998 com o apoio destes partidos. Atualmente não ocupa nenhuma função pública. É um dos políticos que mais respeito.

               Sereno Chaise – Era o Presidente do PDT do Rio Grande do Sul na época. Atualmente Sereno é filiado ao PT e preside a CGTE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – Eletrobras). Fui o fotógrafo oficial da Campanha de Sereno Chaise ao Governo do Estado em 1994, e pude conviver com esse grande político do RS.

Reunião dos Partidos de oposição aos Governos Brito e FHC (PDT - PSB - PT - PCdoB - PPS) - Sede do Diretório Estadual do PDT - 09 de Abril de 1997
Reunião dos Partidos de oposição aos Governos Brito e FHC (PDT – PSB – PT – PCdoB – PPS) – Sede do Diretório Estadual do PDT – 09 de Abril de 1997

1 thought on “Em algum lugar do passado

  1. Bahhh! Que momento histórico e político de alto nível. O Beto era um guri! Ao Olívio, todo meu respeito e admiração ao mais íntegro dos políticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *